quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Café Nicola II - Críticas Construtivas e Destrutivas

Segundo o dicionário a palavra crítica tem os seguintes significados entre outros : 1- arte de julgar uma obra de carácter intelectual, artístico ou literário; 2- apreciação de uma criação intelectual, artística ou literária; julgamento ou análise; Agora fui igualmente tirar do dicionário o significado de construtivo : 1- que serve para construir 2- que permite avançar ou melhorar; Fui também procurar destrutivo e ora vejamos: 1- que destrói; 2- que causa danos irreparáveis; Agora, após tantos sinóninos que dei do que são críticas construtivas e destrutivas pergunto-me se tirei feito uma crítica assim tão destrutiva como me parece ver nos teus olhos... Se for por partes critiquei, sim, fiz uma"crítica/ análise" do que se tinha passado, no entanto acho que não te destruiu minimamente, ou que tenha causado um dano irreparável... Fiz sim uma crítica construtiva para que possas avançar e melhorar no que na minha opinião poderias vir a alterar se o quiseres... e volto a frisar... SE O QUISERES. Destrutiva tinha sido uma crítica de silêncio por algo bem maior, seria guardar-te rancor pelas acções que tivesses feitos ou simplesmente me afastado, coisa que não fiz nem farei para pessoas que me são próximas e de quem gosto... Destrutiva tinha sido a crítica que te destrui-se sonhos ou planos... Pelo contrário acho que a crítica foi construtiva. Apesar de ser difícil de ouvir talvez seja porque até achas que existe um intuito de verdade nas minhas palavras; caso contrário e se efectivamente não tivessem sentido, terias seguido em frente sem dar importância sequer... Tenho-me de consciência tranquila, de alma solta relativamente a este assunto. como já outrora to dissera, não foi nada que já não tivesses ouvido da minha boca. Se achas que esta "crítica" é uma forma depreciativa de te por para baixo ou de simplesmente exibir o crescimento que tenho ou que pelo menos acho... não, não serviu pra isso. Mesmo que não entendas é simplesmente uma forma de te fazer entender que és muito mais quando concentrada, quando inteiramente dentro, porque sei que podes e que muitas vezes não o és... o porquê também não o sei, unicamente tu podes responder a isto... A mim também me custam ouvir as críticas... provavelmente reagiria da mesma forma que tu... no entanto sei que tenho de ser superior às críticas se das duas, uma: vierem de pessoas que não me conhecem minimamente e por isso são irrelevantes ou talvez meter a mão na consciência e ouvir o que essa crítica foi no fundo: uma chamada de atenção de alguém de quem gosto e que gosta de mim e que por isso mesmo disse o que disse. Posso não ter tido o direito de o ter falado, mas falei, acho que assumi o que tivera sido dito por mim e por isso não tenho qualquer problema. Agora não gosto do afastamento teu... esperarei aqui, quieta, serena.

1 comentário:

Anónimo disse...

Destinatário??