segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Até onde os livros chegam à nossa realidade do Mundo???

Ora bem, desde que comecei a ler o Senhor do Nobel José Saramago que me ponho a pensar que realmente aquele senhorzinho era um génio!
Quer-se dizer, onde cabe na cabeça de alguém pegar numa história de cegueira branca e num monte de cegos criticar a sociedade assim ???
Só de génio!!!
Bom não me vou meter aqui a resumir o livro porque Rochinha tu ainda não o acabaste de ler e se fores como eu não achas piada que te digam a história enquanto a lês!
No entanto tenho de dizer que é fantástica a forma discreta e tão bem escarrapachada como ele põe a sociedade em tão horrível ambiente e mostra a forma tão actual como a sociedade age sem estar nesse ambiente caótico !!! por favor! aquilo é péssimo...mas aqui, onde não há um mundo de cegos desesperados, porque é que nos comportamos de forma tão par???
A sociedade em si é mesquinha, corre em busca do que não importa, tenta ser o primeiro em objectivos sem qualquer valor ou tenta liderar num mundo onde todos querem ser doutores...
Depois, formam-se "grupos" de conviniência, de religiões, de amizades, de partidos... ora é natural, porque nem todos temos de nos dar às mil maravilhas, porém era bom que todos remássemos para o mesmo lado..era mais produtivo... mas a malta acha que sozinha chega lá... costuma é meter o pé na poça, mas enfim...
Foi dos livros que mais me fez pensar no estado do Mundo hoje... senti que cada vez mais gosto de ser uma gota do oceano útil, daquelas que faz o que tem a fazer e é feliz por isso... não posso mudar o mundo todo, mas consigo alterar aquilo onde posso chegar.
É mais que recomendável a leitura deste livro!
fica aqui agora a última frase desta bela obra: “Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.”

Sem comentários: